• Black Friday Antecipada!

O Rash Guard é um tipo de traje para prática de diversos esportes e Artes Marciais que se tornou tendência no mundo todo e chega ao Brasil com modelos femininos e masculinos que inspiram a prática de diversas modalidades. Mas e para Defesa Pessal? Devo usar o Rash Guard?

A defesa pessoal reúne diversas técnicas e conceitos básicos para atuação de pessoas comuns em situações de risco físico ou risco de vida. A integridade física é o item a ser preservado em qualquer técnica de defesa pessoal.

O que caracteriza a Defesa Pessoal

Existem inúmeras técnicas que reunidas caracterizam o que chamamos de Defesa Pessoal. Essas estratégias envolvem desde hábitos do dia a dia até o combate físico, sempre considerado como último meio a ser utilizado.

Ao contrário do que quase todos pensam, a Defesa Pessoal não tem o combate físico como primeiro princípio. Evitação e Evasão são conceitos fundamentais para quem deseja se defender e só em último caso, quando há risco à integridade física, que o combate deve ser considerado.

A evitação nada mais é do que a estratégia de não entrar em contato com o risco. Significa não se expor às situações rotineiras que podem resultar em danos, como andar por ruas escuras à noite, por exemplo.

No entanto, sabemos que nem sempre a evitação é possível, já que há situações em que o risco é inevitável.

A evasão é a fuga ou saída sem combate de uma situação de risco. Em geral a evasão costuma ser instintiva para grande parte das pessoas, mas nem sempre. Algumas pessoas, em geral homens, são educados para tentar enfrentar qualquer desafio de risco que lhes seja colocado.

Por isso o princípio da evasão deve ser muito bem trabalhado nos cursos e treinos de Defesa Pessoal. As técnicas de evasão envolvem identificar o risco e se afastar da situação.

Por fim, a mitigação é o último princípio da Defesa Pessoal e envolve o combate corpo a corpo em si. A mitigação envolve a saída da situação de risco que é inevitável, tentando minimizar ao máximo os danos de risco físico.

Combate na Defesa Pessoal

Quando a situação de risco não pôde ser evitada e o combate é inevitável, as técnicas de defesa pessoal são imprescindíveis para reduzir os danos.

Isso porque saber lutar qualquer Arte Marcial não é suficiente quando se está diante de um combate de rua pela vida. Isso porque esse combate não tem regras como as das lutas, a outra pessoa pode estar armada, pode ter muito mais força física, entre outras situações.

Para isso as técnicas de Defesa Pessoal se baseiam na equalização: ou seja, diminuir sua desvantagem na luta e usar todas as armas, desde mordidas, unhas até o uso do corpo em partes muito sensíveis do corpo do agressor.

O que usar para os treinos de Defesa Pessoal

Como qualquer combate corpo a corpo, a Defesa Pessoal exige roupa específica que facilite os treinos e proporcione maior mobilidade.

O uso de Rash Guards pode ser o diferencial para um bom combate em seus treinos porque esse tipo de traje oferece vantagens imensas diante de roupas comuns.

Uma das vantagens é que a Rash Guard tem alta aderência ao corpo, o que facilita os movimentos e promove uma facilidade para ?agarrar? ou para se desvencilhar do agressor.

Outra vantagem é que a Rash Guard absorve muito rapidamente o suor, evitando escorregões de corpo e erros de ataque.

Agora que você já sabe mais sobre Defesa Pessoa: devo usar o Rash Guard, acesse hoje mesmo o site da Atlética Esportes, loja online especializada na comercialização desse tipo de traje e escolha o melhor modelo para suas aulas de defesa pessoal.

 
Atlética Esportes
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual